quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

GEOMETRIA ANALÍTICA

            A Geometria Analítica é fruto da fusão entre a geometria com a álgebra. A necessidade desta criação advém do pouca operacionalidade da geometria criada pelos gregos. Isto acontece por que somente em meados do século XVII a álgebra alcançou as condições necessárias para poder fundir-se com a geometria.
            Nesta construção genial o mérito não é de uma pessoa, e sim de duas. Exatamente, duas pessoas, que não trabalharam juntas mas que descobriram simultaneamente e independentemente a geometria analítica.
            Essas duas personalidades geniais, são francesas, Pierre de Fermat (1601-1665) e René Descartes (1596-1650), com a peculiaridade de ambos serem formados em direito, são os responsáveis por esse grande avanço científico. Pierre de Fermat, movido por sua paixão por matemática, dedicou-se ao estudo em suas horas de lazer. Já Descartes
dedicou-se ao estudo matemático por razões filosóficas. Para ele, as demonstrações ou justificativas matemáticas proporcionavam certeza sobre o assunto que tratavam.
            O trabalho de Fermat não foi publicado, devido a personalidade tímida e reservada de nosso gênio, circulando apenas em forma de manuscrito.  Neste trabalho Fermat introduziu a ideia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferência e equações mais simples para parábolas, elipses e hipérboles, e depois demonstrou que toda equação de 1º e 2º grau pode ser reduzida a um desses tipos.
           
René Descartes (1596-1650) é anunciado como o pai da Geometria Analítica, por ter escrito sua mais famosa obra: o Discours de la méthode por bien conduire sa raison et chercher la verité dans les science (Discurso do método para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências).
           


Diferente do tímido Fermat, podemos encontrar a obra de Descartes traduzida. Podemos acessar o site http://www.josenorberto.com.br/DESCARTES_Discurso_do_m%C3%A9todo_Completo.pdf, entre outros.
            A Geometria Analítica, como é hoje, pouco se assemelha às contribuições deixadas por Fermat e Descartes. Inclusive sua marca mais característica, um par de eixos ortogonais, não usada por nenhum deles. Mais, cada um a seu modo, sabiam que a idéia central era associar equações a curvas e superfícies. Neste particular, Fermat foi mais feliz. Descartes superou Fermat na notação algébrica.
            Nossa geometria analítica, já mencionada como diferente das de Fermat e Descartes, nos apresenta vários recursos para a construção do conhecimento.
            Destacamos os recursos digitais, tão disseminados em nossos dias, como ferramentas práticas e eficiente. Tomemos como exemplo um jogo virtual, disponível em http://www.uff.br/cdme/jct/jct-html/jct-br.html, no qual devemos formar o triângulo pedido, movendo os pontos A, B e C sobre uma malha traçada sobre um plano cartesiano.
Ilustração obtida no desenvolvimento de uma partida.
            Outras mídias digitais são vídeos educativos disponíveis em sites como www.youtube.com, por exemplo. O jardim de números, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X-BK4_VvnXg, por exemplo, nos mostra a possibilidade de uso de geometria aplicada à situações do cotidiano.




Imagens ilustrativas do vídeo Jardim de números.

Juarez Lima Junior
Matheus Oliveira
Michelle Ternus

11 comentários:

  1. Muito interessante este vídeo, e geometria não é fácil, é um conteúdo que tem um certo grau de complexidade, e esses vídeos e atividades com jogos auxiliam e muito no aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, a escolha do tema, a sugestão do vídeo é bem interessante, vale a pena indicar para os colegas, também poderiam ter aproveitado um pouco mais de conhecimentos de professores para enriquecer o trabalho, digo ter feito entrevistas, sugestões de softwares.
    Gostaria que participassem dando sua opinião de como hoje em dia é trabalhada na escola a Geometria Analítica? A partir de qual ano/série se trabalha nas escolas?
    Aguardo retorno.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  3. Olá prof. Simone, analisando o plano de estudos do municipio ao qual trabalho, a geometria analítica é iniciada no 9º ano do E.F. e segue para o ensino médio em todas as séries. A parte inicial de estudo da álgebra com a geometria é iniciada no 8º ano. Porém, por o que percebi, a geometria em geral é deixada como último conteúdo a ser trabalhada, o que muitas vezes, não dá tempo no final do ano. Eu mesmo, este ano deixei para trabalhar geometria no último trimestre, e não houve tempo para iniciar em algumas turmas! Refletindo sobre isso, me dei conta, que não precisaria ter deixado, e sim trabalhado junto com os outros conteúdos. Com o 8º ano, introduzi junto a álgebra um pouco de geometria com o algeplan. No geral, o conteúdo não está sendo trabalhado de uma forma eficaz, na minha opinião, e poderia ser mais explorado pelos professores.

    ResponderExcluir
  4. Olá, é isso mesmo a geometria é deixada para o último trimestre nas escolas e quase sempre não dá tempo de trabalhar, uma sugestão é trabalhar um período por semana na aula de Matemática e também integrar com ela nos exercícios. Gostaria de informar que se o texto foi copiado de livros, internet deve ser citado a fonte e o autor deve ser devidamente identificado no decorrer da escrita caso contrário será considerado plágio mesmo se for uma simples frase. Na opinião do grupo vocês sabiam o que é Geometria Analítica? Será que todos sabem o que é abordado nesse assunto ?
    Aguardo retorno.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião nem todos sabem profe, e eu tambem não sabia, tive esse conhecimento agora cursando a faculdade e pude ja aplicar no meu projeto de reforço com os alunos a mistura algébrica e geométrica com o uso do algeplan e foi muito significativo, aproveitei e utilizei os softwares e jogos para estudo de ângulos que foi fundamental também, onde trabalhei os triangulos retangulos e explicar exatamente cada um. O jogo online: http://www.escolovar.org/mat_geometri_angulos_poligonos3.swf é uma ótima sugestão pois é um bingo de correção automática que os alunos se interessam muito.Se todos sabem é uma questão complexa, pelo menos meus professores acredito que não soubessem pois meu aprendizado de geometria foi precário, pela falta de tempo deles, e de jogo de cintura de se ter trabalhado em conjunto com álgebra.

    ResponderExcluir
  6. Olá, que legal o jogo, a dica é muito boa para os professores do ensino fundamental, e para o ensino médio, como poderia ser abordado o assunto? Qual a sugestão de atividade para ser trabalhado em sala de aula?
    Aguardo a postagem de todos participantes do grupo.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal estou aguardando novas interações.
    Abraços
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  8. Para o Ensino médio sugiro o site Só matemática .com tem muitos softwares e materiais que os alunos podem interagir, o cadastro é bem fácil de fazer, inclusive tem grupos de conversa e interação que os jovens se interessam bastante. Além disso o mundo da informática nos trás uma infinidade de softwares e de jogos de qualquer assunto que seja, e essa é uma ferramenta que deve ser melhor explorada. Simulados que dão o retorno instantâneo da resposta se está certa ou errada também é uma ferramenta que agrada muito essa geração do "tudo rápido" pra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando... Essa geração que quer tudo pra ontem, querem as respostas imediatas, querem os porquês imediatos, querem novas ideias muito, muito rápido. Além disso os simulados também vão preparar essa galerinha que está na iminência de um vestibular ou concursos.

      Excluir
  9. Acredito que nem todos sabem o que é geometria analítica. Sinceramente, creio que nem eu sabia direito o que é. Aprendi muito nesse semestre e ainda estou com muitas dificuldades. O tema, o estudo da geometria é absolutamente complexo. Fico impressionado com quem "inventou" tais conceitos - brincadeira.
    Para estudar essa área, temos os sites já recomendados pelos colegas, mas acrescento: http://www.brasilescola.com/matematica/geometria-analitica.htm e http://www.geometriaanalitica.com.br/. Softwares para estudo neste endereço encontramos vários: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php. Desses já utilizamos o Cinderella.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa tua participação Michelle e Juarez, boa essa dica.

    ResponderExcluir