domingo, 8 de dezembro de 2013

Geometria Analítica

Um pouco de história...


A introdução da geometria analítica impulsionou o início da matemática moderna. O conceito de geometria analítica é atribuído a René Descartes (1596 – 1650) devido aos seus estudos em que relacionava álgebra com a geometria para aprofundar estudos com objetos geométricos. Descartes alcançou um progresso muito significativo em seus métodos em uma publicação chamada Discurso do Método, com o ensaio anexo chamado Geometria, em 1637. Outra personalidade que também contribuiu para as grandes descobertas nesta área da matemática foi Pierre de Fermat (1601-1665), que como Descartes, também era formado em direito.

Para iniciar o estudo sobre geometria analítica, é preciso conhecer o Plano Cartesiano:


A linha vertical é representada pelo eixo y, chamado de eixo das ordenadas. A linha horizontal é representada pelo eixo x e é chamada de eixo das abscissas. O estudo da geometria analítica contribui tanto para o conhecimento dos matemáticos quanto para profissionais de outras áreas, como, engenharia, robótica, arquitetura, dentre outras.        
Encontramos alguns vídeos sobre geometria analítica, que queremos compartilhar:

O vídeo: Um ponto de Vista, pode ser usado para iniciar a explicação sobre o que são os eixos das abscissas e das coordenadas. 


O vídeo : Tesouro Cartesiano, aborda as coordenadas cartesianas e o ponto médio.


O vídeo: O Bilhar, o dentista e o Teatro São Carlos traz alguns conceitos sobre a elipse:




O grupo acredita que com o uso de recursos como estes, as aulas podem ser mais dinâmicas e mais fáceis de serem entendidas pelos alunos. 

Grupo:
Camila Lehnen
Diego Dalla Vale
Diovana Weber
Ingrid Schmidt


9 comentários:

  1. Olá pessoal, achei o tema escolhido pelo grupo muito bom, os vídeos são interessantes mas faltou explorar um pouco mais o assunto, quem sabe uma entrevista com algum profissional que trabalha com esse conteúdo, como ele desenvolve as aulas, indiquem os vídeos e voltem para saber como foi a aula.
    Procurem saber também se os professores do Ensino Fundamental ensinam para seus alunos o plano cartesiano...
    Aguardo retorno.
    Tutora simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontramos os vídeos nesse site http://www.mais.mat.br/wiki/Geometria_Analitica, além dos vídeos há vários experimentos, mas para a postagem do blog não ficar muito extensa optamos pelos vídeos, pensando em iniciar o assunto. No próximo semestre dependendo do assunto e ano que vamos estagiar talvez poderemos usar esses vídeos e experimentos.

      Excluir
  2. Muito boa a indicação do site, de fato para quem esta em sala de aula esse recurso auxilia na hora do planejamento e da aula, volto a perguntar em que ano/ série se trabalha esse conteúdo? Qual experimento pretendem usar com os alunos? Podem citar alguns exemplos?
    Aguardando os colegas se manifestarem também.
    Tutora simone

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nenhuma experiência em sala de aula, mas acredito que o plano cartesiano é introduzido ainda no ensino fundamental, no nono ano, porém é aprofundado somente no ensino médio.
    Os vídeos apresentados na postagem são bem introdutórios, caindo bem, em minha opinião, para o início de um trabalho sobre este assunto.
    Acredito que a técnica de pontilhismo é uma forma simples e interessante de introduzir o conteúdo, podendo fazer a mesma experiência em duas disciplinas: matemática e artes, através de uma parceria entre os docentes, pois os conceitos trabalhados podem ser úteis para ambos.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Camila, algumas escolas conseguem introduzir o plano no ensino fundamental, mas é no médio que aprofundamos, sabes me dizer quais os conteúdos do ensino médio trabalham com o plano cartesiano? Existem jogos, softwares que trabalham esse tema?
    Aguardo postagens.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  5. Existem diversos programas que abordam o plano cartesiano. O Geogebra e o MultyGraphiX são os dois que conheço, sendo que o Geogebra eu já utilizei algumas vezes e o MultyGraphiX não, mas sei que são bons. Lembro que quando cursava o Ensino Médio usei bastante o plano cartesiano quando estudava funções (ainda deve ser assim), inclusive eu tinha muita dificuldade para compreendê-las. A tecnologia que temos hoje me fez muita falta naquela época!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, o geogebra foi usado no semestre anterior por vocês, então já estão um pouco familiarizados, o MultyGraphix eu não conheço irei procurar maiores informações a respeito dele. Será que o uso das tecnologias na aula faz com que o aluno aprenda melhor o conteúdo ou construir o plano cartesiano ainda é a melhor forma de ensinar em aula?
    Aguardo também os colegas que ainda não participaram.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  7. Penso que devemos usar as tecnologias e também construir o plano cartesiano com os alunos, assim terão um conhecimento ainda maior e mais sólido. O uso das tecnologias inspira, motiva e mobiliza os alunos, mas é importante construírem para que possam fazer uso de várias formas de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá , querendo realizar um planejamento diferente com o uso da tecnologia na aula, qual software o grupo sugere para demostração do Teorema de Pitágoras ?
    Aguardo postagens.
    Tutora Simone

    ResponderExcluir