A geometria precisa ser manipulada para que possa ser realmente compreendida pelos alunos. Neste sentido, estamos apresentando o recurso que foi utilizado pela aluna Adriana no Estágio Supervisionado II, o projeto desenvolvido sobre quadriláteros, na Escola Fernando Ferrari de Estância Velha. O recurso utilizado para explorar o estudo dos quadriláteros foi o geoplano.
Foto: Geoplano produzido por aluno da turma
O geoplano também pode ser encontrado em formato digital, o qual poderá ser explorado sempre que possível uso da sala de informática da escola. Neste projeto, os alunos confeccionaram seu geoplano de forma manual, com madeira e pregos. Eles adoraram!
Depois do geoplano pronto, os alunos puderam manipular livremente para perceber todas as figuras que podem ser formadas com o seu material.
Durante todas as aulas do projeto, antes de realizar qualquer atividade com quadriláteros, os alunos reproduziam as figuras no seu geoplano, para que pudessem perceber as semelhanças e diferenças entre as figuras. No decorrer dos encontros, a professora pedia aos alunos que produzissem determinados quadriláteros, desenhando em folha de ofício, a partir de algumas características dadas pela professora. Os alunos tinham dificuldades em desenhar os quadriláteros. Depois de reproduzirem as figuras no geoplano, a representação no papel ficou mais fácil.
Conforme as aulas foram acontecendo, a professora foi trabalhando diversas propriedades dos quadriláteros. Ao estudar a soma dos ângulos internos, os alunos puderam explorar o estudo da álgebra.
A partir da manipulação deste recurso durante as aulas do projeto, foi possível perceber o quanto o estudo da geometria pode ser significativo para os alunos, desde que seja explorado e trabalhado de forma que motive os alunos a enfrentar os desafios.
Adriana Andréia Schenkel
Adriano Fontoura
Geziela Rodrigues da Silva
Olá pessoal, muito interessante a escolha do tema do grupo, pelo que pude observar foi um projeto desenvolvido na escola, com que turma? Sabemos que os educadores deixam de lado a geometria e essa pode e deve ser trabalhada de maneira dinâmica e atraente,além do geoplano apontem outros jogos, softwares, vídeos que podem ser trabalhados em aula com os alunos.
ResponderExcluirAguardo retorno.
Tutora Simone
Olá pessoal, estou aguardando a interação do grupo.
ResponderExcluirTutora Simone
Olá professora,
ResponderExcluirEste projeto foi desenvolvido com alunos do oitavo e nono ano. Por tratar-se de um projeto de reforço escolar, a professora titular da turma escolheu justamente este conteúdo para trabalhar, pois durante o ano letivo normal não foi possível aprofundar o estudo da geometria. Sabemos que existem muitos softwares disponíveis para trabalhar geometria, contudo os que eu conheço são o geogebra e o sketchup. Cada um com suas características, se bem trabalhados, podem favorecer muito o ensino da geometria. Também penso que o professor deve estar bem preparado, ou seja, conhecer bem o software escolhido para trabalhar com sua turma para poder explorar ao máximo cada recuros destes jogos, programas e mídias.
Feliz 2014!
Adriana
Olá Adriana, o projeto é muito interessante, e com certeza os alunos aprenderam bastante com ele, e querendo realizar um planejamento diferente com o uso da tecnologia na aula, qual software o grupo sugere para demostração do Teorema de Pitágoras ?
ResponderExcluirAguardo postagens.
Tutora Simone