A introdução da geometria
analítica impulsionou o início da matemática moderna. O conceito de geometria analítica é
atribuído a René Descartes (1596 – 1650) devido aos seus estudos em que
relacionava álgebra com a geometria para aprofundar estudos com objetos
geométricos. Descartes alcançou um progresso muito significativo em seus
métodos em uma publicação chamada Discurso do Método, com o ensaio anexo
chamado Geometria,
em 1637. Outra personalidade que também contribuiu para as grandes descobertas
nesta área da matemática foi Pierre de Fermat
(1601-1665), que como Descartes, também era formado em direito.
Para iniciar o estudo sobre geometria analítica, é preciso conhecer o Plano Cartesiano:
A linha
vertical é representada pelo eixo y, chamado de eixo das ordenadas. A linha
horizontal é representada pelo eixo x e é chamada de eixo das abscissas. O estudo
da geometria analítica contribui tanto para o conhecimento dos matemáticos
quanto para profissionais de outras áreas, como, engenharia, robótica, arquitetura,
dentre outras.
Encontramos alguns vídeos
sobre geometria analítica, que queremos compartilhar:
O vídeo: Um ponto de Vista, pode ser usado para iniciar a explicação sobre
o que são os eixos das abscissas e das coordenadas.
O vídeo : Tesouro Cartesiano, aborda as coordenadas cartesianas e o ponto médio.
O vídeo: O Bilhar, o dentista e o Teatro São Carlos traz alguns conceitos sobre a elipse:
O vídeo : Tesouro Cartesiano, aborda as coordenadas cartesianas e o ponto médio.
O vídeo: O Bilhar, o dentista e o Teatro São Carlos traz alguns conceitos sobre a elipse:
O grupo acredita que com o uso de recursos como estes, as aulas podem ser mais dinâmicas e mais fáceis de serem entendidas pelos alunos.
Grupo:
Camila Lehnen
Diego Dalla Vale
Diovana Weber
Ingrid Schmidt
Camila Lehnen
Diego Dalla Vale
Diovana Weber
Ingrid Schmidt
Olá pessoal, achei o tema escolhido pelo grupo muito bom, os vídeos são interessantes mas faltou explorar um pouco mais o assunto, quem sabe uma entrevista com algum profissional que trabalha com esse conteúdo, como ele desenvolve as aulas, indiquem os vídeos e voltem para saber como foi a aula.
ResponderExcluirProcurem saber também se os professores do Ensino Fundamental ensinam para seus alunos o plano cartesiano...
Aguardo retorno.
Tutora simone
Encontramos os vídeos nesse site http://www.mais.mat.br/wiki/Geometria_Analitica, além dos vídeos há vários experimentos, mas para a postagem do blog não ficar muito extensa optamos pelos vídeos, pensando em iniciar o assunto. No próximo semestre dependendo do assunto e ano que vamos estagiar talvez poderemos usar esses vídeos e experimentos.
ExcluirMuito boa a indicação do site, de fato para quem esta em sala de aula esse recurso auxilia na hora do planejamento e da aula, volto a perguntar em que ano/ série se trabalha esse conteúdo? Qual experimento pretendem usar com os alunos? Podem citar alguns exemplos?
ResponderExcluirAguardando os colegas se manifestarem também.
Tutora simone
Não tenho nenhuma experiência em sala de aula, mas acredito que o plano cartesiano é introduzido ainda no ensino fundamental, no nono ano, porém é aprofundado somente no ensino médio.
ResponderExcluirOs vídeos apresentados na postagem são bem introdutórios, caindo bem, em minha opinião, para o início de um trabalho sobre este assunto.
Acredito que a técnica de pontilhismo é uma forma simples e interessante de introduzir o conteúdo, podendo fazer a mesma experiência em duas disciplinas: matemática e artes, através de uma parceria entre os docentes, pois os conceitos trabalhados podem ser úteis para ambos.
É isso mesmo Camila, algumas escolas conseguem introduzir o plano no ensino fundamental, mas é no médio que aprofundamos, sabes me dizer quais os conteúdos do ensino médio trabalham com o plano cartesiano? Existem jogos, softwares que trabalham esse tema?
ResponderExcluirAguardo postagens.
Tutora Simone
Existem diversos programas que abordam o plano cartesiano. O Geogebra e o MultyGraphiX são os dois que conheço, sendo que o Geogebra eu já utilizei algumas vezes e o MultyGraphiX não, mas sei que são bons. Lembro que quando cursava o Ensino Médio usei bastante o plano cartesiano quando estudava funções (ainda deve ser assim), inclusive eu tinha muita dificuldade para compreendê-las. A tecnologia que temos hoje me fez muita falta naquela época!!!
ResponderExcluirOlá pessoal, o geogebra foi usado no semestre anterior por vocês, então já estão um pouco familiarizados, o MultyGraphix eu não conheço irei procurar maiores informações a respeito dele. Será que o uso das tecnologias na aula faz com que o aluno aprenda melhor o conteúdo ou construir o plano cartesiano ainda é a melhor forma de ensinar em aula?
ResponderExcluirAguardo também os colegas que ainda não participaram.
Tutora Simone
Penso que devemos usar as tecnologias e também construir o plano cartesiano com os alunos, assim terão um conhecimento ainda maior e mais sólido. O uso das tecnologias inspira, motiva e mobiliza os alunos, mas é importante construírem para que possam fazer uso de várias formas de aprendizagem.
ResponderExcluirOlá , querendo realizar um planejamento diferente com o uso da tecnologia na aula, qual software o grupo sugere para demostração do Teorema de Pitágoras ?
ResponderExcluirAguardo postagens.
Tutora Simone