Geometria Analítica, Teorema de Pitágoras
Breve história de Pitágoras
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.
Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente
Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente
Fonte:http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pitagoras.htm
Confira o vídeo do tele curso a respeito do Teorema de Pitágoras
O teorema de Pitágoras é um dos primeiros a serem aprendido na disciplina de matemática durante o ensino fundamental. Começamos a ter contato com ele durante as aulas de geometria para descobrirmos o perímetro de um triângulo. Logo mais tarde quando passamos a trabalhar com o plano cartesiano começamos a perceber de forma mais prática a importância do teorema para encontrarmos a distância entre os pontos no plano e cada vez mais ele se faz presente.
Dado o plano cartesiano, vamos estabelecer a distância entre os pontos A e B.
.jpg)
Podemos observar que os pontos possuem coordenadas, sendo o ponto A (xa,ya) e B (xb,yb), note a formação do triângulo retângulo ABC, onde os lados BC: cateto, AC: cateto e AB: hipotenusa.
Verificamos que a distância entre os pontos A e B é a hipotenusa do triângulo retângulo, que pode ser calculada aplicando o Teorema de Pitágoras. Com o auxílio da Álgebra e de conhecimentos geométricos podemos generalizar e construir uma fórmula que determine a distância entre dois pontos no plano, conhecendo suas coordenadas.
Cateto BC: yb – ya
Cateto AC: xb – xa
Hipotenusa AB: distância (D)
Pelo Teorema de Pitágoras temos: “o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”
.jpg)
Fonte:http://www.mundoeducacao.com/matematica/distancia-entre-dois-pontos.htm
Acreditamos que através de demonstrações tais quais as apresentadas nesta postagem auxiliam na fixação deste teorema que pela forma que foi apresentado facilita a compreensão parte dos alunos. Também com exemplos simples poderia mais facilmente fazer esta transposição da teoria para a prática, conseguindo assim perceber e aplicar os conhecimentos obtidos no contexto onde se insere.
Clóvis da Costa
Edmilson dos Reis Machado
Fabio Adriano da Rosa
Felipe de Almeida da Rosa
Jó Adriano da Cruz
Edmilson dos Reis Machado
Fabio Adriano da Rosa
Felipe de Almeida da Rosa
Jó Adriano da Cruz
Olá pessoal, a postagem do grupo esta boa, o assunto é muito importante na área da Matemática. Falando sobre teorema de Pitágoras ainda observamos aulas com decoreba da fórmula e alunos sem entender como aplicá-la, por que isso ainda acontece? Como o professor pode demonstrar esse teorema na aula de maneira desafiadora e prazerosa? Vocês conhecem algum software que pode ser usado na aula?
ResponderExcluirAguardo novas postagens.
Tutora Simone
Apesar de nos últimos anos estar havendo uma grande mudança em relação ao ensino da matemática com o abandono de velhas praticas de ensino, infelizmente muitos professores ainda temem sair da "zona de conforto" e continuam incentivando uma aprendizagem "mecânica" do conteúdo.
ResponderExcluirAo realizar o estagio Curricular II conheci um modo de demonstrar o Teorema de Pitágoras utilizando o Tangram. Apliquei essa atividade e notei que os alunos além de compreenderem o significado da formula também gostaram muito de realiza-la.
Olá, será que realmente houve uma mudança no ensino da Matemática ou ainda as aulas são como na época que eras estudantes? Que bom que tens uma sugestão de demostração que deu certo em aula, sugiro que relates essa demonstração para compartilhar com os colegas no blog.
ResponderExcluirE os demais colegas, estou aguardando a participação do grupo.
Tutora Simone
Acredito que hoje o professor busca mais situações para resolução de problemas, mas encontra uma enorme dificuldade na receptividade deste método. Quando estudei, eram apresentadas somente cálculos prontos e não havia muita contextualização, porém logo apliquei meus conhecimentos no trabalho, pois comecei com doze anos, hoje em dia para trabalhar somente com dezesseis, mostrando que o professor deve fazer este intermédio entre a sala de aula e o dia a dia do aluno.
ResponderExcluirOlá pessoal, querendo realizar um planejamento diferente com o uso da tecnologia na aula, qual software o grupo sugere para demostração do Teorema de Pitágoras ?
ResponderExcluirAguardo postagens.
Tutora Simone
O GeoGebra contribui com a compreensão do Teorema de Pitágoras, possibilitando a generalização dos resultados encontrados na exploração de atividades.
ResponderExcluirMuito bem Fabio, o geogebra é uma boa indicação. E os demais colegas do grupo qual a opinião de vocês a respeito do assunto?
ResponderExcluirAguardo postagens
Tutora Simone
Concordo com o Fábio a respeito do GeoGebra, porém tenho que expor a experiência que realizei com material concreto (no caso introduzi em uma aula um jogo o Baralho Cocrimat sobre equação do 1.º grau) onde os alunos confeccionaram o jogo e depois jogaram. O resultado obtido com material concreto foi significativo. Este tipo de objeto permite que haja menos desvio do objetivo e uma interação maior entre os alunos.
ExcluirSegue o link de um possível matérial que auxiliaria na compreensão do conceito em relação ao teorema de Pitágoras.
Excluirhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1645/imagens/figurascomnomes.jpg
Com certeza, o Geogebra é um ótimo software que pode ser utilizado para aprendizagem em vário níveis de ensino. No caso da geometria fica bem didático a maneira de apresentar a um mesmo tempo tempo representações diferentes de um mesmo objeto, sempre interagindo entre si. Recomendado.
ExcluirMuito boa a participação de vocês, continuem interagindo com os colegas isso enriquece o trabalho.
ResponderExcluirTutora Simone