segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Blog 4
http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJHDHLL3-1CTVMKW-TY&partName=htmltext

Camila
Diego
Diovana
Ingrid

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, Diego, Diovana e Ingrid, o mapa conceitual do grupo esta claro e objetivo, o grupo contemplou o texto sugerido, notei que o grupo não citou no mapa os nomes de autores, o que enriqueceria ainda mais o trabalho . Agora os comentários devem ser colocados no mapa de um colega de polo (outro grupo) através de um fio de discussão. Certo?
    Vocês citam o blog e o ambiente virtual como tecnologia que explora a criatividade e conhecimento será que a maioria dos professores pensam assim, levam a tecnologia para a sala de aula nos seus planejamentos?
    Tutora Simone

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia na educação sempre foi fundamental para o processo ensino aprendizagem, no mapa conceitual vocês falam de softwares e ambientes virtuais, teria como dar exemplos de alguns? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como exemplos de software temos uma infinidade de opções disponíveis pela internet. Alguns deles surgem com o foco em outras áreas e acabam migrando também para a sala de aula, como é o caso do Sketchup, que foi desenvolvido principalmente para criar casas e edifícios virtuais bastante realistas e ricos em detalhes. O programa é muito usado por engenheiros e arquitetos e recentemente tem ganhado espaço em sala de aula, nas aulas de matemática. Andei pesquisando sobre o assunto e descobri vários trabalhos (artigos) realizados por alunos que, assim como nós, buscam inovação na educação. Nos semestres anteriores tivemos contato com outros softwares como geogebra, o Super Logo e o próprio C Mapp tools, que são ferramentas muito úteis e favorecem o aprendizado. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), são tendências fortes para o futuro, pois hoje em dia tudo é tão corrido e nosso tempo parece que diminui - às vezes tenho a sensação de que o dia tem menos de 24 h! Por isso, a oportunidade de poder estudar em casa acaba viabilizando o que muitas pessoas, assim como eu, desejam: cursar o ensino superior. O engraçado é que durante todo este processo a gente experimenta (e até descobre) outros programas e sites interessantes. Sempre vale a pena pesquisar, exercitar o cérebro e adquirir conhecimento!

      Excluir
  4. A tecnologia na educação sempre foi fundamental para o processo ensino aprendizagem, no mapa conceitual vocês falam de softwares e ambientes virtuais, teria como dar exemplos de alguns? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Diego, é isso aí, os exemplos que você citou são bons, no eixo passado vocês até tiveram atividades muito interessantes para serem trabalhadas em aula com os alunos.
    Temos que ter um momento para acessar esses e outros exemplos na internet e nos permitir a mudanças de hábitos pois até então recebíamos tudo pronto o que por vezes não exercitava o cérebro nem instigava a imaginação nossa e de nossos alunos.

    ResponderExcluir