quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ATENDIMENTO AO SURDO EM SAPIRANGA



ATENDIMENTO AO SURDO EM SAPIRANGA

Nosso grupo foi investigar no município de Sapiranga como é feito o atendimento a alunos surdos, todas as informações nos levaram até a Escola Luterana São Mateus, localizada à Rua Padre Réus, 370. Após uma conversa com a Diretora da Escola, ela nos encaminhou para a coordenadora da APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos), que está situada ao lado da escola, foi onde conseguimos as informações.
A APADA é uma associação criada para gerir os recursos financeiros aplicados em estrutura, material didático, professores, cursos e atendimentos especiais aos surdos da sociedade, sejam eles alunos da escola ou não, muitas situações marcantes foram relatadas. Como por exemplo, casos em que a justiça busca algum professor da escola para servir de intérprete em caso de réus e/ou autores de disputas judiciais, também existem casos onde casais entre surdos e ouvintes têm problemas de comunicação e vão até a escola para usarem intérprete e resolverem algumas questões. No entanto tudo isso tem um custo, e a APADA administra estas despesas. Cabe salientar que o recurso é captado através de promoções da APADA, doações do Governo Federal e do Governo Municipal.
Voltando ao assunto educação, em Sapiranga, o atendimento a aluno surdo, no ensino fundamental e ensino médio é feito exclusivamente na Escola Luterana São Mateus, onde estudam 355 alunos, sendo 300 ouvintes e 55 surdos, estes são Surdos ou Deficientes Auditivos, a escola não tem como meta tornar nenhum surdo oralizado. Não existem turmas regulares mistas de surdos e ouvintes, esta integração se dá em atividades específicas, como na Educação Física, atividades extraclasse, visitações e confraternizações.
Todos os alunos da escola aprendem Libras, os surdos desde o maternal até o quinto ano, eles tem disciplina de Libras no currículo e do sexto ano até o final do ensino médio, através de oficinas em turno oposto. Existem casos que alunos ingressam tardiamente na escola, trazendo uma linguagem de sinais com gírias caseiras, criadas pelos pais para ter um entendimento com o filho, este aluno, independentemente da idade, passa por um período de alfabetização em libras para depois seguir no ensino regular.
Outra situação são alguns alunos da educação infantil, que frequentam escolas regulares do município, próximas a suas casas e no contra turno frequentam a Escola Luterana São Mateus, já para criar um vínculo e ir se adaptando.
 Os quinze professores da Escola Luterana São Mateus sabem a Libras, porém sempre que é ministrada uma aula onde tem alunos surdos e ouvintes, existe a necessidade de um professor interprete, pois a Libras e a Língua Portuguesa tem algumas diferenças, como por exemplo, a tempo da frase. Conforme a coordenadora, Libras não diferencia passado, presente e futuro. Podemos imaginar igual na televisão, onde tem um orador e um quadro ao lado com um intérprete transmitindo por meio da Libras.
Outra coisa que aprendemos lá no São Mateus é a existência de uma Língua Escrita de Sinais, que são sinais desenhados que simulam a disposição, posição, direção e movimentação das mãos.
Depois desta pesquisa, percebemos que os surdos de Sapiranga e cidades vizinhas têm a disposição uma excelente oportunidade de aprendizagem e inclusão na Escola Luterana São Mateus. Esta instituição está bem preparada para receber, educar e ensinar alunos surdos ou deficientes auditivos. Com a ajuda do poder público e recursos próprios esta escola tem feito um excelente trabalho e é referência na cidade e região na educação de alunos surdos e ouvintes.


   Exemplo da Língua Escrita de Sinais.


Clóvis da Costa
Edmilson dos Reis Machado
Fabio Adriano da Rosa
Felipe de Almeida da Rosa
Jó Adriano da Cruz

15 comentários:

  1. Boa noite turma, sou a tutora Simone e irei acompanhar as atividades do blog.
    Como foi a pesquisa, já tinham conhecimento do assunto?
    Muito bom o texto do grupo, que bom que a escola é referência nesse tipo de atendimento,
    pelo que entendi a escola é pública e não existem turmas regulares mistas, o que o grupo pensa a respeito dessa forma de organização escolar? E quanto aos demais funcionários da escola esses sabem libras, se comunicam com os alunos dessa forma? E a família aprende também a língua de sinais, como acontece a comunicação com os filhos que estão na escola?
    O exemplo dado tem algum significado? É uma frase ou letras soltas, tipo alfabeto?
    Vamos participar e interagir pois a integração do grupo é importante nesse momento,estou aguardando novas postagens.
    Abraço, Simone

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    1. Olá pessoal, estou aguardando as postagens do grupo, o assunto é interessante e temos bastante debate pela frente.
      Abraço, Tutora Simone

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  2. Boa Tarde Simone
    Eu já tinha conhecimento do assunto. No ano passado eu fiz um curso de quatro meses que esta escola promoveu para aprender Libras. Foi muito interessante. O professor da escola era surdo e tive a oportunidade de aprender muitos sinais e entender melhor esse idioma.
    Em relação a forma de organização da escola, acho muito correto. Uma turma mista acaba prejudicando os alunos surdos que nem sempre conseguem acompanhar os ouvintes.

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    1. Isso é muito interessante mesmo, o aprendizado de Libras desde as series iniciais deveria ser em todas as escolas e para todos os alunos.

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  3. a frase é do site: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABOmIAD/texto65-contexto-escolar-surdo-ronice, e relata o texto deste site:
    " Prof. Dr. Antônio Carlos Rocha da Costa - Instituto de Informática da PUCRS - junto com uma equipe que inclui surdos universitários e pesquisadores da área de informática, lingüística e educação, estão buscando divulgar a existência deste sistema e sua possível utilização como meio de registro da LIBRAS."

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  4. Boa tarde, que bom que as produções acadêmicas vem crescendo em uma constante, e que as escolas oferecem cursos de atualização para os profissionais da área.
    Gostaria de indicar um livro que nos faz pensar algumas questões relacionadas a surdez, nele encontramos um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade.
    O livro se chama LIBRAS? que língua é essa? de Audrei Gesser
    Vale a pena fazer essa leitura.
    Abraços, Tutora Simone

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    1. Agradecemos a dica, providenciaremos, assim que possível a leitura.

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  5. Boa tarde, existe uma legislação vigente que oficializa a LIBRAS,
    --Lei 10.436/02 – oficializa a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como segunda língua oficial do país.

    --Decreto 5626/05 – regulamenta a lei 10.436/02.

    Já conheciam essa lei. Será que as escolas de forma geral estão preparadas para receberem esses alunos?
    Vale a pena conferir a lei.
    Tutora Simone

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    1. Desconhecia a existência dessa lei. Mas esta sendo muito interessante para nós futuros professores estarmos recebendo em nossa formação uma introdução em Libras. Certamente será muito útil no momento que nos deparamos com uma inclusão em sala de aula.

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  6. Não conhecia, mas acabei de ler a lei. Ela regulamenta o processo de ensino aprendizagem do surdo, desde a formação do professor, a obrigação da Libras em sua formação e a garantia de acesso à educação formal do surdo de forma inclusiva em turmas regulares ou em instituições especializadas.

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  7. Olá Fabio, como futuros professores é muito importante ter conhecimento das leis , principalmente sobre a inclusão, para estar atualizado e saber como proceder ao receber um educando na escola.
    Tutora Simone

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  8. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa. Excelente o trabalho desta escola.
    Vocês acreditam que esta escola respeita a língua e a cultura surda? Por quê?
    Abraço

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    1. Acredito, por ser bem conceituada em nossa cidade e pelo fato de haverem alunos oriundos de outras cidades estudando neste local. É uma instituição seria pelo jeito que se apresenta, e tem como objetivo a inclusão quando esta aberta a alunos sem nenhuma deficiência também.

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  9. Pelo empenho no trabalho sério desenvolvido nos últimos 20 de atuação no município, a APADA demonstra um forte respeito pela língua e a cultura surda. Tem mostrado que com afinco é possível fazer a diferença na sociedade, provando que todos tem condições de aprender e vencer na vida.

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  10. Que bom que contribuiram com seus comentários no blog, esse gesto se faz necessário para enriquecer o trabalho do grupo.

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