Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga - Unidade
de Ensino Duque de
Caxias
Realizamos
a pesquisa para a postagem neste blog na escola mais antiga de Sapiranga,
o Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga - Unidade
de Ensino Duque de
Caxias.
A
história desta escola e da educação em Sapiranga, tem uma relação direta com a
chegada de colonos alemães na Colônia do Padre Eterno, a partir de 1833. No
entanto, a intensificação do processo migratório ocorreu a partir de 1845 e a
escola foi criada somente no ano de 1850, pelos próprios colonos, em algum
momento do primeiro semestre. Eles organizaram uma Associação Escolar
(Schulverein) para atender às crianças evangélicas, sendo, por isso, denominada
Escola Alemã Evangélica. As famílias evangélicas mantinham essa associação,
contratando o professor e providenciando o seu pagamento. Tendo em vista a
perda da data de fundação, na década de 1990 se convencionou internamente que o
dia 1° de julho seria oficialmente a data de comemoração de aniversário da
instituição.
Tudo
começou com um professor e 33 alunos, de séries diferentes, não se sabe
quantas. Provavelmente as primeiras aulas foram dadas na casa de algum colono
e, por bom tempo, aconteciam no prédio da Igreja Evangélica. O primeiro prédio
escolar foi construído somente em 1880.
Alunos em 1906
Naquela
época, havia entre 240 e 250 dias letivos. As aulas já iniciavam em 1º de
fevereiro, não havendo férias de julho.
Ao
que tudo indica, nas primeiras décadas, o número de alunos não cresceu muito,
pois em 1930 havia um total de 69 alunos. Em 1940, esse número era de 100
alunos e, em 1992, era de 300 alunos.
Alunos em 1922
O
novo nome da escola surgiu em 1940, por necessidades circunstanciais. No
contexto da Segunda Guerra Mundial, por interferência do governo, foi
necessário relegar o ensino da Língua Alemã para um segundo plano e instituir
um nome brasileiro na escola. Por isso, escolheu-se Duque de Caxias como patrono
para ser homenageado. Dessa época em diante, iniciaram-se as matrículas para
alunos de outras confissões religiosas.
Alunos
em 1954
Em
1951, o professor Lúcio Fleck assumiu a direção da escola que, então,
denominava-se Escola Duque de Caxias, cujo nome foi modificado em seguida para
Escola Evangélica Duque de Caxias, sendo, em 1952, aberto o Curso Pré-primário.
Lúcio Fleck, que mais tempo permaneceu como diretor da instituição, 32 anos
seguidos, em janeiro de 1984 passou a direção ao professor Valdomiro Dockhorn.
No
ano de 1985, a escola oferecia desde o Jardim de Infância até a 6ª série,
contando com 225 alunos matriculados e o corpo docente era formado por 12
professores, além do diretor. Neste mesmo ano, a escola passou a oferecer o estudo
das línguas Alemã e Inglesa. Em 1986, foi implantada a 7ª série e, no ano
seguinte, a 8ª série. Em 1991, a Escola passou por novo período de transição,
quando assumiu a direção a professora Marlise Müller. No ano seguinte, em 1992,
a direção foi assumida pelo professor Jadir Heitor Rasche, verificando-se uma
matrícula de 300 alunos na época.
No
início de 1994, foi implantada a informática educativa. Também neste ano foi
implantado o Projeto Supletivo de Ensino de 1º Grau, em convênio com empresas
de calçados da comunidade, que se fez necessário para ocupar o espaço ocioso no
turno da noite.
Em
1995, a escola implantou outro grande projeto, dando o segundo passo para a
diversidade, que passou a ser cada vez mais intensificada nos anos seguintes. Iniciaram-se
as atividades do 2º grau, hoje Ensino Médio. O objetivo da escola, com o Ensino
Médio, era possibilitar aos seus alunos a continuidade dos estudos em nossa
cidade. Nesse momento, a escola passou a se denominar Escola Evangélica Duque
de Caxias – 1º e 2º Graus, com 500 alunos e 37 professores. Dois anos depois,
foi implantado também o Ensino Médio Noturno. Nesse tempo, tendo em vista a
implantação da Educação profissional e outros projetos, fez-se necessário
alterar a natureza jurídica da escola que passou a ser Instituto Sinodal Duque
de Caxias.
Nos
últimos anos, esta escola foi passando por notáveis melhorias em seu prédio e
na qualidade do ensino. Hoje ela é sem duvida destaque e referencia no ensino
em Sapiranga.
Escola Hoje
Clóvis da Costa
Edmilson dos Reis Machado
Fabio Adriano da Rosa
Felipe de Almeida da Rosa
Jó Adriano da Cruz
Parabenizo o grupo pela postagem e acredito que seria interessante que o grupo situasse a História do Instituto Sinodal Duque de Caxias com o momento histórico da Educação Brasileira. Outra questão a ser discutida é a construção desse prédio escolar no de 1880, houve uma doação de terreno por parte das famílias? O estilo atual do prédio é o mesmo do ano da construção? Que estilo é esse? O grupo conseguiu ter acesso aos registros escolares da data de fundação?
ResponderExcluirAbraços
Na nossa cidade não era diferente da história do Brasil no início do Século XIX, onde os cuidados com a infância era construído de acordo com a cultura local, no nosso caso a alemã. Nesta época o ambiente familiar eram bem diferentes dos de hoje em dia. As crianças se eram atribuídas atividades de trabalho desde muito cedo, não priorizando os estudos. Mas o fato positivo é que foram os próprio colonos que se mobilizaram para em 1850 , em pleno período Imperial, construir o primeiro prédio da escola. Atitude louvável destes cidadãos que resolveram apostar na educação.
ExcluirA escola não possui os registros escolares da data da fundação, assim, fomos buscar mais informações na Prefeitura. Conforme informações obtidas no cadastro Imobiliário do município de Sapiranga, o terreno onde está situado a escola foi adquirido mediante Usucapião e pertence a Comunidade Evangélica de Sapiranga. Na época Sapiranga era o 5° distrito da cidade de São Leopoldo e o primeiro prédio que se tem registro documentado em Sapiranga era de alvenaria, área edificada 155m² vistoriado e liberado para habitabilidade no ano de 1900. Hoje a escola possui além do primeiro prédio que foi completamente reformado e remodelado mais seis prédios totalizando 2.251,91m² de área construida.
ResponderExcluirOlá, que bom que o grupo buscou mais informações a respeito do prédio escolar, quem sabe após essa pesquisa vocês repassam essas informações para a escola. Fiquei na dúvida se escola é particular ou pública e quantos alunos estão matriculados atualmente?
ResponderExcluirAguardo postagens,
Tutora Simone
A escola é particular Simone e atualmente conta com um total de 518 alunos matriculados na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA.
ResponderExcluirOlá, a pesquisa esta sendo enriquecida a cada comentário, vamos continuar postando. Lembrando que os mesmos devem ser realizados por todos componentes do grupo, certo? Como o colega Felipe postou os dados do prédio seria interessante que os demais relatassem algo curioso que aconteceu no decorrer da história dessa escola, algum fato marcante que as pessoas contam, relatos de acontecimentos históricos, ou acontecimentos atuais na educação do educandário.
ResponderExcluirAguardo novas postagens.
Tutora Simone
Vale salientar, que como o prédio é no centro da cidade, ele recebe também eventos, como sou sócio do Lions Clube Sapiranga Ferrabraz, eventualmente temos o local como ponto de encontro e coleta de alimentos, material, conforme nossas campanhas, a escola, também é parceira para a realização de eventos culturais do clube, sempre colaborando com o social.
ResponderExcluirBoa noite, a maioria das escolas são espaços de ações solidárias nos municípios, qu bom que essa também abre suas portas para esse tipo de evento. Como já foi pedido anteriormente peço que situem em que tempo da história o prédio escolar foi construído, também sugiro que façam uma leitura do material base da semana 7, História da Educação Brasileira e façam uma reflexão de como era o ensino naquele tempo e como está hoje, será que hoje ainda temos vestígios de aulas ou professores com o pensamento dos primeiros tempos da educação brasileira?
ResponderExcluirAguardo novas postagens.
Tutora Simone
Com certeza temos vestígios das aulas dos primeiros tempos da educação brasileira, como a literatura, catequese, entre outras riquezas. No entanto quando falamos sobre o ensino nos tempos atuais, podemos dizer que, com certeza, evoluímos muito. Com o avanço das tecnologias, o professor tem recursos variados para mediar o ensino-aprendizagem do aluno de forma mais construtiva e significativa.
Excluirfyf
ResponderExcluirNão entendi sua postagem, peço que reveja o que foi postado.
ResponderExcluirTutora Simone
Acredito que a educação esta em transformação e que existem traços importantes que eram usados desde o princípio com a instituição jesuítica e que até hoje é usado em salas de aula como: o método da repetição, explanação e fragmentação do conteúdo. Na minha opinião estes ainda possuem um papel significativo para a obtenção do aprendizado. Também contemplo o fato da introdução de um modelo de educação baseado em pesquisas com o professor como o orientador deste processo. Mas ainda assim acredito que métodos mais antigos podem contribuir neste novo processo de aprendizagem que tende a se instalar e é uma tendência bem atual.
ResponderExcluirOlá Edmilson, não podemos deixar de lado a história da educação, através dela estamos caminhando pelo tempo atual, quais métodos acreditas que foram significativos no processo de aprendizagem e que podem ser tendencia atual, como dizes?
ResponderExcluirE os colegas, estou aguardando novas postagens.
Tutora Simone
Me refiro a mudança em relação a torna-la mais pratica e esperando que alunos se tornem autodidatas. Professores com um papel de mediação e orientador o aluno como centro e o conteúdo como objeto de pesquisa. Com as tecnologias existentes este modelo tem tudo para funcionar desde que tenhamos recursos materiais em nossas escolas.
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