Semana 5: 03 a 10/novembro
O texto abaixo é a introdução do Livro: Tangram de Roger Lee.
O Tangram é um antigo quebra-cabeças chinês cuja origem se remonta a uma época desconhecida. O livro mais antigo recopilando figuras de tangram data de 1813, porém indica que o tangram já se conhecia muito antes desta época.
Popular na China com os nomes do "quadrado mágico", "tabela da sabedoria" e "tabela da sagacidade", o tangram é composto por sete peças, as quais são o resultado da partição de um quadrado. As sete peças são: dois triângulos grandes, um menor, dois triângulos pequenos, um paralelogramo e um quadrado. Com estes simples elementos podem-se formar infinitas figuras.
Além de ser um passatempo para crianças e adultos, o tangram possui notáveis possibilidades pedagógicas. Com as crianças tem sido utilizado como ajuda no reconhecimento das formas e dos significados e no ensino do aproveitamento do espaços. O tangram estimula também o desenvolvimento da imaginação, das faculdades matemáticas e geométricas e da agilidade mental, sendo que uma figura poderá ser interpretada de diversas formas.
Dentre as lendas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário